Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Paquistão rejeita reabrir passagem ao Afeganistão após desculpas dos EUA

Postado por Fernando Vinicius

O Paquistão disse nesta quinta-feira que não decidiu quando pretende reabrir uma importante rota de suprimento às forças internacionais no Afeganistão, apesar do pedido de desculpas dos EUA pela morte de dois soldados paquistaneses em incursões na semana passada.
Segundo o porta-voz da Chancelaria paquistanesa, Abdul Basit, Islamabad ainda está avaliando a situação e tomará uma decisão "no seu devido tempo".
No último dia 30, a passagem de Torkham, rota mais importante para o abastecimento das tropas da Otan (aliança militar ocidental) no vizinho, foi fechada pelo Paquistão em protesto contra as mortes, ocorridas no mesmo dia em um ataque de helicóptero.
Ontem, a embaixadora dos EUA em Islamabad, Anne Patterson, se desculpou pelas mortes e disse que os soldados foram confundidos com insurgentes que as forças da Otan perseguiam. Na segunda, o secretário-geral da aliança, Anders Fogh Rasmussen, também já havia feito um mea-culpa.
As desculpas não foram, no entanto, consideradas suficientes pelo Paquistão, que voltou a criticar as incursões em seu território e os ataques de aviões-robô contra insurgentes, que frequentemente vitimam civis, minando o apoio ao combate ao Taleban.
"Achamos que [os ataques de aviões-robô] são contraproducentes e uma violação da nossa soberania e não servem aos interesses estratégicos mais amplos, sobretudo aos nossos esforços por ganhar corações e mentes", disse Basit. "Esperamos que os EUA revejam sua conduta."
ATAQUES
O fechamento da passagem deixou comboios inteiros parados ou obrigados a buscar rota alternativa mais ao sul --de mais difícil acesso--, tornando-os alvo de ataques de insurgentes abrigados na região.
Apenas ontem, cerca de 70 caminhões caminhões de abastecimento da Otan foram incendiados em ataques.




Mohammad Sajjad/AP













Em dois ataques no mesmo dia, militantes paquistaneses atacaram ontem cerca de 40 caminhões-tanque da Otan.

Num primeiro ataque, na madrugada, ao menos 25 caminhões foram incendiados. Mais tarde, agências de notícias reportaram ao menos mais 15 explosões de veículos que servem para abastecimento de água e combustível às tropas da Otan que lutam no Afeganistão.
O segundo ataque ocorreu na cidade de Nowshera, noroeste do Paquistão, anunciou a polícia local. O incêndio poderia propagar-se a outros caminhões, completou a fonte.
"Há entre 15 e 20 caminhões-tanque. Ninguém pode chegar perto deles agora. Também não temos informações sobre mortes", disse Ali Anan Qamar, um oficial da administração local.
Trata-se do quinto ataque em uma semana em território paquistanês contra caminhões de reabastecimento das forças da Otan no Afeganistão, informou.
Cerca de 6.000 veículos com abastecimento para a Otan se encontram atualmente parados em diferentes áreas do Paquistão por causa do bloqueio, segundo fontes do setor citadas pela "Express".


Comentario feito por Fernando Vinicius:

O Afeganistão fica numa area montanhosa do continente onde é muito dificil do abastecimento chegara Otan. A guerra lá cada dia aumenta mais e as tropas da Otan (aliança militar ocidental) ficaram mal vistas apos as mortes ocorridas no dia 30, com isso fortecendo o Taliban.

Nenhum comentário:

Postar um comentário