Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Jogos de computador distraem e ajudam estudantes a se prepararem para o Enem

Reportagem feita por VINICIUS MODESTO

FOLHA ONLINE

Imagine-se guiando uma civilização durante os séculos ou administrando uma nação nos dias de hoje, equilibrando-se entre o desenvolvimento econômico e o ecologicamente correto. Desafios como esses estão em jogos de computador e são mais uma ferramenta na preparação dos estudantes para as provas do Enem.

Internet vira aliada dos jovens durante estudos para o Enem
Inep divulga guia de perguntas e respostas sobre Enem; veja
Enem permitirá que candidato use apenas caneta esferográfica preta
 
Veja aqui as principais dúvidas dos estudantes
 
"Toda narrativa não linear, que seja visual, sonora ou imagética, e desenvolva o raciocínio, pode ajudar", afirma o especialista em educação, José Everaldo Nogueira Júnior.
O desenvolvedor de games Fabiano Onça cita como exemplo o Civilization, jogo de estratégia em que o participante acaba aprendendo um pouco de história geral.
"O jogo prende pelo enredo e pode levar o jogador a querer saber mais", diz.
Na internet, é possível encontrar games que estimulem o raciocínio, trabalhem temas contemporâneos e, de quebra, treinem o inglês.
Onça cita o www.globalconflicts.eu, jogo em inglês que trata da questão palestina, assunto que sempre pode estar presente no Enem.
O www.bbc.co.uk/sn/hottopics/climatechange/climate_challenge aborda política e ambiente.
De autoria do próprio Onça estão www.greenpeaceweather.com.br, cujo foco é a sustentabilidade; e o Guia do Estudantes das Galáxias (tinyurl.com/2aywmr4), com foco no Enem. Outro jogo relacionado ao exame, de autoria da Royalpixel, é o Bixo Evolução (enem2010.guiadoestudante.abril).


Comentário feito por VINICIUS MODESTO:


Antigamente, os jogos de computadores era visto por muitos como uma forma de desconcentração nos estudos, algumas pessoas falavam que os jogos faziam a pessoa não ter intereçe nos estudos por exemplo.
Mas alguns especialistas indicam que os jogos de computador são geralmente divertidos e, por isso, apresentam uma sensação de recompensa para o indivíduo. No entanto, quando a prática é recorrente, a sensação de recompensa também é um grande fatos, logo o cérebro é sujeito repetidamente a este estímulo de recompensa. E assim o jovem que estuda muito para uma prova como o ENEM, pode ter a ajuda dos jogos virtuais para ter mais insentivo nos estudos, pois o jogo é uma forma relaxante para o jovem consiguir estudar sem se extressar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário