Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A genética fracassou?


Postado por Mayara C.

Os anos 2000 começaram com o anúncio de uma revolução. O código da vida havia sido decifrado. Estávamos prestes a entender as doenças mais misteriosas. E transplantes de DNA dariam conta dos distúrbios mais graves. Mas nada disso aconteceu até hoje. A revolução ainda está a caminho?
por João Vito Cinquepalmi

Escrever o manual de instruções de uma pessoa. Esse era o objetivo dos cientistas que começaram a mapear e sequenciar o genoma humano, em 1990. Um trabalho duro. A chave para desvendar nosso corpo estava em um código formado por milhares de genes, cada um deles com uma função definida - e completamente desconhecida. Com um mutirão de cientistas e computadores potentes, no entanto, o mundo achou que chegara a hora de entender tudo: por que ficamos doentes, nascemos com cabelos lisos ou crespos, sentimos mais ou menos dor do que os amigos. Entender por que uma pessoa funciona do jeito que funciona.

Seria uma obra revolucionária para a saúde do homem. Saberíamos com antecedência que doenças nos afetariam no futuro. Desligando genes que causam disfunções e ligando aqueles responsáveis pelo conserto, seria mínimo o risco de sofrermos de males hereditários. Acreditando nisso, o mundo comemorou quando o mapeamento do genoma humano foi apresentado em 2000, quase completo. Em coisa de 10 anos, diziam os líderes do projeto, viveríamos melhor. E mais.

Os 10 anos se passaram e o que foi prometido não aconteceu. Seu médico, leitor, ainda não sabe por que exatamente o câncer afeta pessoas saudáveis de repente. Nem prescreve remédios feitos só para você, de acordo com seu genoma. Mas por que a pesquisa genética fracassou em suas promessas? E uma pergunta mais importante: ainda tem chance de dar certo?

Comentado por Mayara C.
Ter no que acreditar, e confiar, coisas construtivas com soluções para questões que com certeza mudaria o mundo, mas pensa se houvesse explicação pra tudo o que acontece e irá acontecer no nosso corpo seria ótimo não haveria doenças, nem pessoas morrendo cruelmente, mas assim a expectativa de vida cresceria bastante, porque motivos para a morte são acidentes ou doenças, elas infelizmente não existem por acaso doenças, acidentes e fatalidades movem o mundo, fazem parte ciclo de nascer, crescer e morrer, nunca haverá explicações e soluções concretas para isso.
Se descobrirem a solução para isso e criarem um manual de instrução, quero um, prevenir doenças e saber o porque de tudo, e quem sabe as pesquisas não iram dar certo, num futuro próximo  seria uma grande evolução para a humanidade, mas quando descobrirem curas novas, novas doenças surgiram, diz a bíblia, e isso será um risco, que estamos sujeitos a correr.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário