Pesquisar este blog

sábado, 11 de setembro de 2010

Fraudes fazem governo propor mais rigor em concurso público

Postado por Guilherme Henrique:

Fraudes fazem governo propor mais rigor em concurso público


A atuação de quadrilhas em fraudes de concursos públicos levou o governo a reformular as regras para realização e avaliação das provas. O Ministério do Planejamento informou, nesta sexta-feira, que pretende enviar proposta ao Congresso Nacional criminalizando a prática fraudulenta e ampliando o rigor na identificação dos candidatos.
Em julho, a Polícia Federal indiciou 80 suspeitos de fraudar concursos públicos. Entre os concursos que teriam sido alterados pelo grupo estão a segunda fase do exame da OAB, em março desse ano, a prova para agente de PF, em 2009, e o concurso da Receita Federal para auditor fiscal, em 1994.
O ministério publicou medidas a serem tomadas "nos próximos dias", mas não precisou quando. Entre elas, aprimorar o rigor na escolha da instituição organizadora do concurso, obrigando, no contrato, a identificação dos responsáveis pelo exame e a fiscalização de todas as etapas do processo.
O governo pretende exigir o uso de equipamentos de segurança (câmeras de monitoramento, detectores de metal), o treinamento dos funcionários envolvidos em todas as etapas do concurso e a identificação dos responsáveis pela guarda dos cadernos das provas nos dias anteriores à sua realização, para evitar vazamentos.
Possibilitando, entre outras medidas, a eliminação do candidato quando constatada fraude e levantando análises estatísticas que apontem indícios de irregularidade, o ministério acredita que conseguirá reduzir o número de fraudes.



Comentário feito por Guilherme Henrique:

Até que enfim, o nosso governo se ligou na gravidade e na importância de todos esses concursos... Tal rigor que o governo ainda quer inclementar, eu ainda acho pouco, pelo fato de que, é como se fosse um crime, " fraudear " o próximo, é como se a concorrência estivesse sendo roubada...               Pelo menos o nosso SR. GOVERNO abriu um pouco os olhos para esta gravidade, agora é esperar e ver se eles vão fazer jus aos fatos ou irá acabar em pizza, como é rotina em nosso Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário