Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Brasília contém fogo, mas seca persiste

Postado por Agatha C.

22 de setembro de 2010 | 0h 00

O Estado de S.Paulo

BRASÍLIA
Com umidade abaixo de 20% e sem chuvas há 118 dias, o Distrito Federal registra incêndios recordes em parques e áreas de proteção. Apenas na madrugada de ontem foi controlado o fogo no Parque Nacional de Brasília, após destruir uma área de 12 mil hectares, o equivalente a pouco mais de 25% do local.
Do início do ano até ontem, o Parque Nacional de Brasília registrava 211 focos de fogo, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Na segunda-feira, o governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, decretou situação de emergência ambiental por causa dos incêndios e da baixa umidade relativa do ar. A determinação ficará em vigor por 60 dias.
Ed Ferreira/AE
Ed Ferreira/AE
Queimada. Chamas atingem o Parque Nacional de Brasília
O Parque Nacional de Brasília é uma das áreas mais importantes para a preservação da fauna e da flora do Cerrado. No local existem diversas espécies de animais em extinção, como o lobo-guará, o tatu-campestre e o tamanduá-bandeira.
O Corpo de Bombeiros investiga se o incêndio foi causado durante uma rave - festa de música eletrônica - na vizinhança do parque. Segundo nota oficial, uma perícia será feita na região da Granja do Torto, em busca de pistas sobre a origem do fogo.
Em Goiás, ao norte do DF, um incêndio, ainda fora de controle, que já dura quatro dias, consumiu mais de 26 mil hectares da vegetação do Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso. A área atingida equivale a cerca de 30% da reserva, que ocupa 66 mil hectares de Cerrado. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e suas fronteiras já acumularam 174 focos de incêndio desde o início do ano.

Queimadas.

O prolongamento da estação seca e a prática recorrente, entre agricultores e indígenas de atear fogo no solo são os principais motivos do número de queimadas no País ser o maior em três anos. Os satélites do Inpe registravam, até ontem, 82 mil focos de incêndio em todo o País desde o início do ano, número 201% maior em relação ao mesmo período de 2009.

Estiagem
118 é o total de dias sem chuvas no Distrito Federal

82.658 focos de incêndio foram registrados em todo o País neste ano


Comentado por Agatha C.



O incêndio que estamos assistindo acontecer em Goiás, esta acabando com tudo que possa se chamar de natural, sendo que o Parque nacional de Brasília é uma das áreas mais importantes para preservação da fauna e flora do nosso cerrado, que já perdeu o equivalente a 25% do local. Lá existem diversas espécies de animais em extinção, como o lobo-guará, o tatu-campestre e o tamanduá-bandeira.
Além do incêndio, já faz mais de 110 dias sem chuvas, na região do DF, o que dificulta ainda mais deter essa destruição, que só piora a situação do aquecimento global. Além disso, são realizadas queimadas, que agricultores e indígenas fazem para limpar o solo, para plantações e etc.
A ironia disso tudo está na provável causa do incêndio, uma festa rave. Os jovens que deveriam se preocupar é aqueles que não mediram esforços para se divertir por um dia, e não se preocuparam na agressão ao meio ambiente que estavam causando.
Os bombeiros ainda estão investigando, e o incêndio controlado, mas precisamos ter juízo, antes de prejudicarmos, para nossa própria diversão. São pessoas de cabeças fracas, que não entendem a gravidade do problema que nosso planeta está passando, e ainda aceitam entrar em festas como essas, que muitas não dão a mínima para o meio ambiente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário