Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

"Ensino Noturno" descreve projetos diferenciados para melhoria da educação

Postagem feita por Francisco

Da livraria saraiva.


O ensino noturno é uma realidade brasileira de longa data, e estava na hora desta prática educativa ser pauta entre alunos, professores e outros especialistas.
Por isso a obra "Ensino Noturno", de Laurinda Ramalho de Almeida desempenha um importante papel na educação: a função de repensar métodos de aula que despertem nos alunos a vontade de aprender e nos professores a vontade de ensinar.
A validez da proposta se deve às aplicações do Projeto Noturno, iniciativa que contou com a participação de 152 escolas do Ensino Médio da rede pública do Estado de São Paulo, com a característica delas próprias criarem e executarem propostas originais baseadas nos problemas encontrados dentro de seus muros escolares. A autora acompanhou de perto o trabalho desenvolvido em seis escolas no ano de 1986.
Retomar os dados coletados em entrevistas com alunos, educadores e seus coordenadores para a produção do livro se deve à revalorização do tema cada vez mais atual, e também pelas "vozes entusiasmadas, às vezes embargadas pela emoção, dos diretores, coordenadores, professores e alunos que participaram do Projeto e me concederam seu tempo e suas ideias, acreditando que o seu falar faria alguma diferença para a melhoria do ensino noturno", relata Almeida.
Entre as propostas sugeridas e aplicadas pelas diferentes escolas, percebe-se em comum a vontade em construir uma ligação de mais respeito e afeto com o aluno. Por isso, houve a preocupação em oferecer merendas fartas, tolerância e adequação de horários para alunos com compromissos (como trabalho), incentivo da própria sala de aula ser um local de estudo para as provas, plantões, debates e palestras, entre outros.
"Ensino Noturno" é repleto de depoimentos de todos os envolvidos, o que constitui e constrói uma visão muito particular e democrática das aplicações das aulas e seus resultados.


Comentario feito por Francisco:

O ensino noturno de todos os períodos é o que tem o pior nível de rendimento escolar.Devido a maioria dos alunos terem uma dupla jornada,ou seja, trabalharem e depois estudarem, isso implica em seus rendimentos já que vários alunos vão aos estudos extremamente cansados.
Esse livro promete mudar essa história, dando varias soluções para os problemas tanto do aluno quanto aos professores para que juntos possam melhorar esse quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário