Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Internauta diz ter cópia do Enem 2010 e conta o que ‘cai’ em suposta prova vazada

Postado por Guilherme Henrique 

Boato foi feito com perfil do Orkut sem sobrenome, o que gera desconfiança entre internautas. MEC desmente

 Uma internauta diz no Orkut ter a prova doEnem (Exame Nacional do Ensino Médio) que será aplicada no fim do ano, em 6 e 7 de novembro. Segundo relato postado nesta segunda-feira (31), a mãe da garota teria conseguido uma cópia em Brasília, cidade-sede do Ministério da Educação (MEC).

A internauta, cujo perfil é identificado apenas como “Ju”, ironizou o grau de dificuldade do suposto exame vazado. “Inglês: muito fácil, ridículo, até minha cachorrinha poodle faria”, escreveu “Ju”.

Questões de língua estrangeira são uma das prováveis novidades aguardadas para o Enem 2010, que deve permitir aos candidatos escolher entre inglês, espanhol e francês.

Em Física, uma suposta questão usaria árvores da Amazônia – “é mais uma enrolação, o que importa mesmo são as alturas”, segundo “Ju”, para fazer um problema envolvendo alturas.

Ainda segundo o relato, a prova cobraria “JK e Vargas” em história, “Itaipu e cursos de rios, bacias”,  em geografia, e “geometria espacial” em matemática.  No Enem, as disciplinas não aparecem com esses nomes. Há provas de Ciências Humanas, Ciências Naturais, Linguagens, Matemática e Redação.

O GUIA tentou falar com a internauta via Orkut, mas não obteve resposta. No post, ela se antecipou às críticas: “Não precisa ficar dizendo que é mentira (...).Acredita? Não? Então espere para ver!”, escreveu.

Segundo o Inep, autarquia do MEC responsável pelo Enem, a prova ainda sequer foi montada. "O que existe é um banco de itens enorme, com questões que podem ser usadas, fechado a sete chaves. Mas ainda não foi definido o que cai ou não, ninguém tem acesso a isso", informou a assessoria de imprensa da pasta.

Ainda segundo a assessoria, a comunidade "Enem | Prouni Oficial", apesar do nome, não tem qualquer ligação com o Ministério da Educação. As informações oficiais são divulgadas na pagina do ministério: www.mec.gov.br

HISTÓRICO
O post publicado na comunidade “Eem | Prouni” retoma as preocupações com a segurança da prova. No ano passado, o MEC teve de cancelar a prova depois de jornal O Estado de S.Paulo ter denunciado que a prova havia vazado.

A fraude e o atraso no calendário do Enem 2009 levou universidades grandes, como USP e Unicamp, a desistirem de usar a nota em seus vestibulares. Para este ano, o ministério prometeu redobrar a segurança na prova.


Comentário criado por Guilherme Henrique

Eis um dos problemas que vem acontecendo com o Enem no decorrer dos anos, sempre ocorre problemas como vazamento de gabarito, conteudo das provas, entre outros...
Uma prova com grau de importancia como ENEM, deveria haver um sigilo maior, maior segurança com tais conteudos.

Um comentário:

  1. Guilherme, agora temos mais um grande problema referente ao Enem, o atraso na impressão das provas.
    É vergonhoso ver como o maior exame do país tem tantas polêmicas e mostra tanta fragilidade.

    Profª.Tati

    ResponderExcluir